quarta-feira, 24 de junho de 2009

Nasa investiga mistérios sobre bolhas cósmicas gigantes

À esq., imagem mostra a bolha cósmica (amarelo), a galáxia adolescente (branco, no centro) e buraco negro (azul); à dir., concepção artística registra ...
À esq., imagem mostra a bolha cósmica (amarelo), a galáxia adolescente (branco, no centro) e buraco negro (azul); à dir., concepção artística registra uma galáxia no interior da bolha


A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira em seu site as imagens de gigantescas bolhas de gás hidrogênio conhecidas na astronomia como "Cosmic Blobs" (Bolhas Cósmicas, na tradução em inglês). Os cientistas utilizaram o telescópio espacial Chandra X-ray para observar os corpos cósmicos com o objetivo de tentar identificar as fontes de energia brilhantes que envolvem as misteriosas bolhas.

Conforme o estudo, estas bolhas não são galáxias-bebês como os astrônomos imaginavam, e sim, galáxias passando por um processo semelhante à "puberdade". Constituídas por "Lyman-alpha blobs" - espectros ultravioleta compostos pela emissão de átomos de hidrogênio descobertos pelo físico Theodore Lyman, em 1906 -, elas possuem centenas de milhares de anos-luz de diâmetro.

Os astrônomos analisaram 29 desses círculos de gases em uma área distante do universo, que remonta a mais de 11 bilhões de anos atrás. O principal autor da pesquisa, James Geach, da Universidade Durham, na Inglaterra, explicou que o caos no interior das bolhas é semelhante aos violentos processos sofridos por galáxias e buracos negros.

Para o especialista, a energia emanada representa a última crise antes do amadurecimento destes fenômenos cósmicos. Os resultados do estudo foram publicados na edição deste mês da revista Astrophysical Journal.

Redação Terra

Nenhum comentário: