segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nasa programa lançamento do Endeavour para esta 4ª feira

A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta segunda-feira que tentará lançar o ônibus espacial Endeavour na quarta, após ter cancelado a decolagem de sábado passado devido a um vazamento de combustível.

O Endeavour deveria seguir, com sete astronautas a bordo, em uma missão de 16 dias rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). Os técnicos da Nasa informaram hoje que os reparos necessários poderão ser concluídos a tempo para o lançamento da nave às 6h40 (horário de Brasília) de quarta-feira no Centro Espacial Kennedy, no sul do estado americano da Flórida.

Em março, um vazamento de combustível similar atrasou em quatro dias o lançamento do ônibus espacial Discovery. Embora a substituição das partes danificadas tenha resolvido o problema no passado, até agora os técnicos da Nasa não encontraram a causa real destes vazamentos de combustível.

Durante sua missão, os astronautas do Endeavour levarão à ISS, que orbita a cerca de 400 km da Terra, o segmento final do laboratório japonês Kibo e o astronauta Tim Kopra, que substituirá o japonês Koichi Wakata na estação.

Funcionários inspencionam ônibus espacial antes do lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida

Funcionários inspencionam ônibus espacial antes do lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: