segunda-feira, 22 de junho de 2009

vc repórter: grupo inicia encontros sobre astronomia em Joinville

Um grupo formado por astrônomos amadores inaugurou suas atividades externas na noite deste sábado em Joiville (SC). Equipados com dois telescópios newtonianos de 180 mm e uma luneta, os participantes se reuniram para observar astros e galáxias na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) da cidade.

Intitulado Uma Noite com as Estrelas, o evento foi realizado para difundir conhecimentos de astronomia entre a comunidade local. Segundo um dos organizadores, Luiz Silveira, os encontros passarão a ser frequentes no município.

Criado no início de maio, o grupo Órion-NEA (Núcleo de Estudos Astronômicos) aproveita o Ano Internacional da Astrononomia para divulgar a ciência. No encontro de sábado, 60 pessoas permaneceram no clube até as 0h30 observando estrelas duplas e aglomerados estrelares através dos aparelhos.

"O clima nublado não colaborou muito, mas todos conseguiram visualizar Saturno e seus anéis por meio de um dos telescópios", diz Silveira. As atividades do grupo serão divulgadas no site http://www.orion-nea.org.

Grupo se reuniu na noite de sábado para observar o céu com a ajuda de telescópios

Grupo se reuniu na noite de sábado para observar o céu com a ajuda de telescópios

O internauta Luiz Ricardo Silveira, de Joinville (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

Nenhum comentário: