segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cratera na Letônia pode ser uma brincadeira, diz cientista

A cratera de 20 m de diâmetro teria sido aberta com a queda de um meteorito Foto: AFP

A cratera de 20 m de diâmetro teria sido aberta com a queda de um meteorito

Cientistas que investigam a grande cratera que teria sido formada pela queda de um meteorito no norte da Letônia, afirmam que é provável que ela tenha sido criada por mãos humanas e que "não passe de uma brincadeira". Após relatos de que um objeto teria caído na noite de domingo em um pasto na região de Mazsalaca, especialistas correram para o local para estudar o fenômeno. As informações são da agência AP.

Peritos afirmam que seria bastante incomum que um grande meteorito tivesse de fato atingido a Terra. Segundo os pesquisadores, o planeta é bombardeado constantemente com milhares de objetos do espaço, mas a maioria queima na atmosfera e não chegam à superfície.

O cientista Uldis Nulle, especialista em Geologia do Centro de Meteorologia do país, diz que sua primeira impressão depois de observar o local na noite de domingo foi que a cratera de vinte metros de largura e nove metros de profundidade havia sido causada por um meteorito. Segundo o cientista, ainda havia fumaça saindo do buraco quando ele chegou.

No entanto, o pesquisador Dainis Ozols, que examinou o buraco à luz do dia na segunda-feira, disse que parecia ser uma brincadeira. Ozols disse que acredita que alguém cavou o buraco e tentou fazer com que ele parecesse uma cratera de meteorito criando uma fogueira na parte inferior dele.

Os pesquisadores são unânimes em afirmar que apenas os resultados das análises das amostras de material retiradas do local poderão resolver a questão.

Incidente
Na noite de domingo, o corpo de bombeiros da cidade recebeu uma ligação na qual uma pessoa afirmava ser testemunha ocular da queda do suposto meteorito. Uma unidade militar foi enviada ao local e constatou que os níveis de radiação eram normais. Não houve feridos.

Nenhum comentário: