terça-feira, 13 de outubro de 2009

Turista espacial descreve viagem como "assombrosa"

O milionário canadense e fundador do Cirque du Solei, Guy Laliberté se declarou nesta terça-feira "entusiasmado" ao retornar de um programa turístico pelo espaço, considerando a viagem "assombrosa". "Absolutamente tudo nesta viagem foi assombroso e voltaria agora mesmo para fazer tudo outra vez", disse, em inglês, em entrevista à imprensa na Cidade das Estrelas, perto de Moscou.

Laliberté, de 50 anos, voltou domingo a Terra, após ter passado duas semanas no espaço a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Ele havia iniciado a viagem em uma nave Soyuz no dia 30 de setembro. Sorridente, estava ao lado do astronauta americano Michael Barratt e do cosmonauta russo Guennady Padalka, com quem fez a viagem de volta.

O ex-saltimbanco descreveu a viagem como uma "experiência espiritual e emocional", embora "aterrorizante". O retorno à Terra foi igualmente cheio de emoções. "Ao descer pelas camadas azuis, a gente se dá conta de que está de volta na atmosfera. Há faíscas e depois todas estas cores, é um espetáculo assombroso", descreveu.

Guy Laliberté disse também que, durante seus primeiros momentos sem gravidade, foi muito, muito prudente a bordo da ISS, pois temia danificar os equipamentos, mas que se acostumou rapidamente e que conseguiu brincar um pouco. O canadense entrou dia 2 de outubro na ISS.

O Cirque du Soleil, fundado por Laliberté em 1984, mistura acrobacias e shows. Seu fundador ocupa o 261º lugar entre as maiores fortunas do mundo, com um capital de 2,5 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: