terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nobel de Física achou que notícia do prêmio era trote

O americano-canadense Willard Boyle, um dos três premiados com o Nobel de Física 2009, contou nesta terça-feira que, num primeiro momento, achou que a notícia dada por sua mulher, que o acordou às 5h15 da manhã para dizer que estavam ligando de Estocolmo, era uma brincadeira. "Eu pensei: aposto que é um dessas pessoas que fazem trote ao telefone e dizem que você ganhou o Prêmio Nobel ou coisa assim", comentou o físico de 85 anos, sorridente, ao ser entrevistado ao vivo em sua casa na Nova Escócia pela televisão pública canadense CBC.

"Atendi a ligação e não era uma piada", acrescentou. O Prêmio Nobel de Física de 2009 foi atribuído nesta terça-feira a três "mestres da luz" anglo-saxões, Boyle, o britânico-americano Charles Kao e o americano George E. Smith.

Boyle e Smith foram premiados pela invenção de um circuito semicondutor de imagens, o sensor CCD (charge-coupled device), que hoje em dia se transformou em um olho eletrônico para ser utilizado em todas as áreas da fotografia. A invenção do CCD está na origem do desenvolvimento das centenas de milhões de câmeras digitais vendidas nos últimos anos em todo o mundo.

"Eu me vejo todos os dias quando dou um passeio e vejo todas estas pessoas utilizando estes pequenos aparelhos de fotos digitais", explicou em uma mensagem enviado ao Comitê Nobel pouco depois do anúncio dos premiados. "Apesar de não serem exatamente CCD, estão na origem. Assim, acredito que nós somos os que estão na origem da profusão destas pequenas câmeras utilizadas em todo mundo".

"A parte mais importante de nosso invento, que me toca pessoalmente, foi quando a sonda que foi a Marte usou uma máquina como a nossa e vimos pela primeira vez a superfície do planeta", disse ainda. Mas comentou que a proliferação de câmeras de vídeo "tem um lado bom e um lado ruim".

"Gosto de pensar no lado bom, no fato de que as pessoas possam ver o que acontece em nossa sociedade e alertar a opinião sobre os problemas potenciais. Acho que é útil que os oficiais de polícia saibam que as pessoas controlam suas atividades", acrescentou.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: