terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nasa adia lançamento do foguete Ares 1-X para quarta

Veja como foi construído o foguete Ares 1-X

A Nasa (agência espacial americana) adiou para quarta-feira o lançamento do protótipo de foguete Ares 1-X, devido a problemas técnicos menores e a condições meteorológicas pouco favoráveis. Antes do cancelamento de hoje, a Nasa teve que adiar várias vezes o lançamento a partir do Centro Espacial Kennedy, que serviria como um teste de um futuro propulsor de naves.

O período propício para o lançamento começou às 10h de Brasília e, quase três horas e meia depois, os técnicos e diretores de missão decidiram deixar a operação para amanhã, quando deve haver melhores condições meteorológicas.

O foguete, de 100 metros de altura e pronto para um teste que custará US$ 445 milhões, consiste em dois segmentos, um real e com combustível sólido e outro oco para configurar o tamanho e peso do Ares I real, no qual a Nasa coloca suas esperanças para o transporte de astronautas em baixas órbitas depois da era das naves.

O adiamento de hoje foi devido, em parte, às condições meteorológicas em transformação na área da Flórida onde fica o centro Kennedy, com ventos fortes e nuvens altas. A passagem de um foguete deste tipo através das nuvens pode causar transtornos elétricos que prejudicam os instrumentos a bordo.

Também houve dificuldades para rasgar a cobertura plástica no teto do foguete, o propulsor mais longo do mundo, apesar dos repetidos puxões com uma corda que, finalmente, arrebentou. A princípio, o lançamento de amanhã acontecerá a partir das 10h de Brasília.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: