terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ex-cientista da Nasa é julgado por tentativa de espionagem

Um ex-cientista da Nasa (agência espacial americana) e do Departamento de Defesa compareceu hoje diante do tribunal federal de Washington para ser julgado por acusações de tentativa de espionagem a favor de Israel, informaram fontes judiciais.

Stewart David Nozette, que contava com uma autorização de segurança do mais alto nível no Governo, foi detido na segunda-feira no estado de Maryland quando negociava serviços de espionagem para Israel.

As acusações, que poderiam resultar em uma condenação a prisão perpétua caso seja declarado culpado, não envolvem Israel, disseram as fontes.

Segundo documentos judiciais, Nozette é um formado em Ciências Planetárias pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), trabalhou no Laboratório Nacional Lawrence Livermore do Departamento de Energia e no Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa.

De 1989 a 2006 contou com uma autorização de segurança de alto nível e acesso frequente a informações e documentos ligados à segurança nacional, afirmou o FBI.

Segundo as acusações, no dia 2 de setembro, Nozette foi contatado por telefone por um indivíduo que disse ser agente da Inteligência israelense. O cientista aceitou reunir-se com ele no mesmo dia e, durante o encontro, apontou sua disposição a realizar seviões de espionagem para Israel.

Também pediu um passaporte israelense e prometeu proporcionar informação regularmente, além de dados sobre armas nucleares, naves ou satélites militares, revelou o FBI.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: