domingo, 11 de outubro de 2009

Nave Soyuz aterrissa no Cazaquistão trazendo turista espacial

Guy Laliberte (esquerda) é amparado pela equipe da agência espacial russa Foto: Reuters

Guy Laliberte (esquerda) é amparado pela equipe da agência espacial russa

A nave Soyuz TMA-14, que levava a bordo o cosmonauta russo Gennady Padalka, o astronauta americano Michael Barratt e ao turista espacial canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, retornou neste domingo à Terra.

A Soyuz aterrissou sem contratempos nas estepes do Cazaquistão, na Ásia Central, após viagem de três horas e meia desde a Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.

Helicópteros militares russos detectaram a nave quando descia em paraquedas e a acompanharam até o local de aterrissagem para recolher a tripulação e transportá-la primeiro à base cazaque de Baikonur e depois à Rússia.

"Segundo os serviços de resgate, a nave com os cosmonautas aterrissou com sucesso no setor previsto, a uns 100 km da cidade cazaque de Arkalyk", disse um porta-voz do Centro russo.

Padalka e Barratt retornam após trabalhar na plataforma orbital 198 dias, enquanto o sétimo turista espacial da história viajou ao espaço no dia 30 de setembro e chegou à ISS em 2 de outubro.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: