sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fundador do Cirque du Soleil chega à Estação Espacial

O sétimo turista espacial da história, o canadense Guy Laliberté (dir.), fundador do Cirque du Soleil, sorri em imagem feita logo após a chegada da ... Foto: Reuters

O sétimo turista espacial da história, o canadense Guy Laliberté (dir.), fundador do "Cirque du Soleil", sorri em imagem feita logo após a chegada da tripulação à Estação Espacial Internacional (ISS)

A nave russa Soyuz TMA-16, que leva a bordo o sétimo turista espacial da história, o canadense Guy Laliberté, fundador do "Cirque du Soleil", se acoplou hoje com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), segundo informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Além de Laliberté, de 50 anos, na Soyuz viajam também o cosmonauta russo Maxim Suráyev e o astronauta americano Jeff Williams. Na ISS serão recebidos pelos atuais seis tripulantes da estação: os russos Gennady Padalka e Román Romanenko, os americanos Michael Barratt e Nicole Scott, o canadense Robert Thirsk e o belga Frank de Winne.

Laliberté voltará à Terra em meados de outubro junto a Padalka e Barratt a bordo da nave Soyuz TMA-14, agora acoplada à plataforma espacial. O fundador do circo mais famoso do mundo pagou US$35 milhões para poder viajar à plataforma espacial, não realizará experimentos científicos durante sua estadia.

O empresário e artista circense aproveitará a aventura para promover sua faceta humanitária através da fundação "One Drop" ("uma gota"), que tenta conscientizar o mundo sobre o problema da escassez de água e sua relação direta com a pobreza em nosso planeta.

Laliberté dirigirá da ISS, no dia 9 de outubro, a 350 km da Terra, o espetáculo poético-social intitulado "Da Terra às Estrelas pela Água", no qual participarão estrelas da música, o cinema e outras celebridades desde quatorze cidades dos cinco continentes.

O canadense, o sétimo turista em viajar à ISS desde que, em 2001, o magnata da informática americano Dennis Tito, poderia ser o último neófito em viajar em uma Soyuz russa à estação espacial.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: