sábado, 10 de outubro de 2009

Dono do Cirque du Soleil faz show a partir do espaço

O empresário circense canadense Guy Laliberte, dono da companhia Cirque du Soleil, apresentou uma performance artística global na madrugada deste sábado a partir da Estação Espacial Internacional. Laliberte, que vestiu um nariz vermelho e foi "o primeiro palhaço no espaço", introduziu artistas e especialistas de 14 países em um show de duas horas, com o objetivo de chamar a atenção para a escassez de água no mundo.

O ex-vice-presidente americano Al Gore, o cantor Bono e a atriz Salma Hayek estavam entre os envolvidos. Laliberte está chegando ao fim de uma viagem de dez dias como turista para a estação espacial, pela qual ele teria pagado U$ 35 milhões (cerca de R$ 61 milhões).

O show, chamado Moving Stars and Earth for Water (Estrelas em Movimento e Terra pela Água, em tradução-livre), começou com imagens do empresário na estação. O evento foi classificado pelos organizadores como uma Missão Social Poética. Ele introduziu então Gore, que faz campanha pelo meio-ambiente e disse que "para resolver a crise climática e salvar nosso planeta e sua beleza é preciso esforço global".

Estrelas
Durante as duas horas do show, atores, políticos, músicos e ativistas de 14 países - incluindo Brasil, África do Sul, Índia, Japão e Austrália - deram suas mensagens. Cada artista leu um pedaço de um poema de Tann Martel - que fala da necessidade do acesso à água limpa - e em seguida fez sua performance.

O cantor Bono, do U2, falou ao vivo via satélite com Laliberte durante o show da banda irlandesa em Tampa, na Flórida. Bono perguntou ao empresário, que ele chamou de "o primeiro palhaço no espaço", qual sua perspectiva da Terra a partir da estação espacial. "Eu vejo estrelas,eu vejo escuridão e vazio. Mas o planeta Terra é tão lindo, e também tão frágil", disse Laliberte.

"Nós não deveríamos esquecer que temos o grande privilégio de viver na Terra." Laliberte embarcou rumo ao espaço a partir do Casaquistão no dia 30 de setembro, acompanhado do astronauta russo Maksim Surayev e do americano Jeffrey Williams.

Ele é a sétima pessoa a fazer uma viagem turística ao espaço. Antes de partir, ele disse que queria usar sua visita para fazer "algo originalmente criativo". "Eu espero que tenhamos o resultado de sensibilizar as pessoas para a situação da água no mundo", disse.

BBC Brasil
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.

Nenhum comentário: