quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rússia lança cargueiro rumo à Estação Espacial Internacional

A nave de carga russa Progress M-03M foi lançada nesta quinta com sucesso a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

O lançamento do foguete Soyuz-U, que pôs em órbita o cargueiro, aconteceu às 05h14 no horário de Moscou (22h14 de quarta-feira de Brasília), informou um porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Nove minutos mais tarde, a uma altura de 200 quilômetros, a Progress entrou em órbita e iniciou seu voo autônomo rumo à plataforma orbital. A nave, que transporta 2,5 toneladas de carga entre alimentos, água, oxigênio, combustível e equipamento científico, voará dois dias rumo à ISS e seu acoplamento está previsto para às 22h41 da próxima sexta-feira.

A Progress M-03M será recebida pela tripulação da ISS, atualmente integrada pelos russos Roman Romanenko, Maxim Surayev, os americanos Nicole Stott e Jefrey Williams, o belga Frank de Winne e o canadense Robert Thirsk.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: