terça-feira, 13 de outubro de 2009

União Europeia e Coreia do Sul irão cooperar em matéria espacial

A Agência Espacial Europeia (ESA) cooperará com Coreia do Sul nas áreas de prospecção espacial e observação terrestre, segundo disse hoje o diretor-geral da agência espacial da União Europeia, Jean-Jacques Dordain.

"A cooperação estaria centrada no uso das estações terrestres para o acompanhamento dos lançamentos europeus desde à Guiana francesa e a troca de dados obtidos de satélites orbitais", revelou o chefe da ESA no Congresso Internacional de Astronáutica realizado na Coreia do Sul.

Esta seria a primeira vez que se chega a um acordo similar com um país asiático e permitiria o acompanhamento desde a Coreia do Sul do lançamento do foguete europeu Ariane.

Dordain lembrou que por enquanto os únicos centros não europeus que seguem a trajetória do Ariane uma vez lançado desde o centro espacial de Korou (a Guiana Francesa) estão no Peru e África do Sul.

Além disso, o diretor-geral da ESA disse que compartilhar dados obtidos de satélites de observação nos campos de mudança climática e pesquisa de desastres naturais seria beneficente para ambas as partes.

Coreia do Sul tem em órbita um satélite de observação de alta-resolução e planeja lançar vários mais nos próximos anos, enquanto a ESA tem previstos três lançamentos para o próximo ano.

No 60º Congresso Internacional de Astronáutica realizado até na sexta-feira na cidade sul-coreana de Daejon (164 quilômetros ao sul de Seul), os participantes coincidem na importância de monitorar as mudanças na atmosfera e no clima pelo aquecimento global.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: