terça-feira, 27 de maio de 2008

Falha de rádio atrasa tarefas da Phoenix em Marte

Uma falha na comunicação entre a espaçonave Phoenix e a Terra atrasou tarefas hoje, dois dias após o pouso no Planeta Vermelho, segundo a Nasa. A missão busca descobrir condições de vida no local.

De acordo com a AFP, um "evento transitório" derrubou as transimssões de rádio em sinal UHF entre a Phoenix e o satélite Mars Reconaissance Orbiter (MRO), que repassa informações e instruções entre a Terra e a Phoenix, segundo Fuk Li, coordenador do programa de exploração de Marte no laboratório da Nasa em Pasadena, Califórnia.

Li disse que a falha do rádio pode ter sido causada por colisão do MRO com partículas de raio cósmico em altíssima velocidade. Ele disse, no entanto, que o assunto ainda não foi esclarecido, e que cientistas da Nasa estão se trabalhando para solucionar o problema.

O problema não foi com a Phoenix, e outro satélita orbital, chamado Odisséia, pode auxiliar na comunicação, para não ameaçar os planos da missão de encontrar água líquida e minerais necessários para possibilidade de vida no ártico de Marte.

O incidente atrasou o envio de instruções para a Phoenix sobre o que fazer com câmeras e outros equipamentos.

Imagem divulgada pela Nasa mostra o pouso da sonda Phoenix próximo da cratera Heimdall, de 10 km de diâmetro
Imagem divulgada pela Nasa mostra o pouso da sonda Phoenix próximo da cratera Heimdall, de 10 km de diâmetro

Nenhum comentário: