quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nasa transmite ordens à Phoenix para iniciar pesquisa

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês) da Nasa transmitiram hoje os comandos para que a sonda "Phoenix", que pousou na parte norte de Marte, comece sua prospecção do solo do planeta.

"As ordens foram transmitidas através da nave ''Mars Reconnaissance Orbiter'', mas não confirmamos se foram recebidas pela sonda", disse à Agência Efe uma porta-voz do JPL.

Essas ordens têm como objetivo ativar o braço robótico da nave com o qual a "Phoenix" escavará a superfície do planeta na busca de gelo e algum rastro de compostos orgânicos, ou seja, que possuem carbono, elemento básico na formação da vida.

A porta-voz acrescentou que, provavelmente, a confirmação acontecerá amanhã através do orbitador "Mars Odyssey" que está operando como enlace secundário com a "Phoenix", que no domingo desceu sobre a região do pólo norte marciano.

"Por enquanto ,usaremos a Odyssey como nosso enlace principal até que tenhamos um melhor conhecimento do que ocorreu com Electra", que é o sistema de transmissões radiofônicas da ''Mars Reconnaissance Orbiter'', disse a porta-voz.

Acrescentou que a Phoenix saiu ilesa da perigosa aterrissagem e insistiu em que o único problema é o das transmissões do orbitador até o ponto onde está a sonda.

Por sua vez, Robert Bonitz, principal engenheiro do braço robótico, também não deu importância aos problemas de comunicação.

"Temos duas conexões e comprovamos que tanto ''Mars Reconnaissance Orbiter'' quanto ''Mars Odyssey'' estão funcionando perfeitamente.

Amanhã, ou possivelmente nesta mesma noite, saberemos se a Phoenix recebeu bem as últimas comunicações", disse em entrevista telefônica à Agência Efe.

Bonitz acrescentou que depois que começarem os movimentos do braço robótico, principalmente seu movimento vertical, iniciariam seus trabalhos.

Os cientistas estão ansiosos para começar os movimentos do braço que recolherá as primeiras amostras do gélido terreno onde pousou a nave e iniciar o estudo do território não explorado da superfície de Marte.

Após tocar a superfície de Marte, a sonda abriu seus painéis solares e duas horas depois enviou as primeiras 50 imagens daquele planeta, a maioria de sua própria estrutura, confirmando sua chegada ao seu destino.

Nenhum comentário: