domingo, 25 de maio de 2008

Sonda Phoenix da Nasa chega a Marte com sucesso

A sonda espacial Phoenix pousou em Marte, dando continuidade à missão para explorar o solo marciano e descobrir se o planeta seria capaz de abrigar formas de vida.

A nave pousou no extremo norte de Marte depois de viajar os mais de 680 milhões de km que separam o Planeta Vermelho da Terra.

A missão da Nasa, coordenada pelo cientista brasileiro Ramon de Paula, prevê a exploração do solo com um braço mecânico para detectar possíveis depósitos de gelo.

A expectativa dos cientistas é de que a missão forneça os melhores indicadores até hoje sobre a possibilidade de vida em Marte.

Os últimos sete minutos do longo percurso até Marte foram considerados os mais arriscados dos dez meses de viagem.

A sonda entrou na atmosfera marciana a cerca de 21 mil km/h, e teve que realizar diversas manobras para pousar em segurança.

A nave usou um pára-quedas e usou propulsores para reduzir a velocidade até conseguir parar o veículo sobre as suas três pernas.

"(A sonda) tocou a superfície suavemente, de acordo com o previsto", disseram os responsáveis pela missão entre aplausos e o júbilo da equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

Espera-se que as primeiras imagens feitas pela sonda cheguem à Terra por volta das 22h43 de Brasília.

"Detectamos que (ela) tocou a superfície", afirmou o engenheiro adjunto de sistemas, Richard Kornfeld.

A equipe da agência espacial ao ver que tudo transcorria como tinha sido planejado, expressou sua alegria e satisfação com o desenvolvimento dos eventos.

O período de tempo transcorrido desde que a sonda penetrou a tênue atmosfera marciana até tocar a superfície, foram denominados "sete minutos de terror".

O nervosismo dos encarregados da missão era óbvio se for levado em conta que menos da metade das missões a Marte tiveram sucesso, e ainda está na lembrança o fiasco da cápsula "Mars Polar Lander", que se perdeu em 1999 após sua queda em algum lugar perto do pólo sul marciano.

De fato, apenas cinco dos 15 engenhos mandados pelos EUA e outros países ao planeta vermelho conseguiram pousar em sua superfície.

Os primeiros a fazê-lo foram os dois aparelhos das missões Viking da Nasa, que aterrissaram no pó marciano em 1976.

Em janeiro de 2004 chegaram a Marte os veículos exploradores "Spirit" e "Opportunity" que usaram globos amortecedores e exploraram regiões próximas ao equador marciano.

A missão da "Phoenix" deveria ter sido realizada em 2001, mas foi cancelada após a perda da "Mars Polar Lander".

Antes de tocar a superfície, às 20h53 de Brasília, a "Phoenix" abriu seu escudo térmico e usou o radar para obter informações sobre a altura e calcular a velocidade de queda vertical e horizontal para ajustar a ignição de seus 12 foguetes de descida.

Missão vai analisar o solo marciano em busca de sinais de que o planeta tenha sustentado vida
Missão vai analisar o solo marciano em busca de sinais de que o planeta tenha sustentado vida

Com informações da EFE.

BBC Brasil

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.

Nenhum comentário: