sábado, 31 de maio de 2008

Nasa confirma para hoje previsão de lançamento de nova missão espacial

A Nasa disse hoje que há 80% de chances de o tempo estar bom esta tarde na Flórida, razão pela qual acredita que o ônibus espacial "Discovery" será lançado dentro da hora prevista, às 18h02 (de Brasília).

A nave, que sairá do Cabo Canaveral, na Flórida, participará de uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).

As últimas revisões da Nasa indicam que tudo está pronto para o lançamento. Não há problemas e todas as previsões são boas.

O "Discovery" será lançado com sete tripulantes a bordo. O comandante da equipe é Mark Kelly. Também integra o grupo o astronauta canadense Greg Chamitoff, que substituirá na estação Alfa o engenheiro de vôos americano Garrett Reisman, há três meses no espaço.

Em seu bagageiro, o ônibus espacial vai levar a segunda parte do laboratório espacial japonês "Kibo" (Esperança), o qual, junto com seu braço robótico, será montado na estrutura da plataforma ao longo de três jornadas de atividades fora das naves.

O "Kibo", que tem o tamanho de um ônibus, será acrescentado ao módulo "Columbus" da Agência Espacial Européia, instalado em fevereiro deste ano.

As atividades extraveiculares (EVA, na sigla em inglês) serão comandadas pelo astronauta Mike Fossum e o especialista Ron Garan, que contarão com a ajuda do japonês Akihiko Hoshide, designado para uma temporada no espaço.

O laboratório japonês, que é quatro metros maior que o "Columbus" e tem uma extensão pouco maior que a do laboratório americano "Destiny", conta com 23 plataformas para pesquisas sobre medicina espacial, biologia, observações da Terra, produção de materiais, biotecnologia e comunicações.

A Nasa tem previstas outras 11 missões de naves até a conclusão da montagem da ISS.

Caso seja necessário abortar a atual missão após o lançamento, como estipulado no protocolo, a Nasa estabeleceu como pontos de aterrissagem de emergência uma pista principal de descida em Zaragoza, na Espanha.

Os outros pontos alternativos de pouso são a base aérea de Morón, também na Espanha, e a pista de aterrissagem de Istres, na França.

Nenhum comentário: