quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sonda leva DVD com mensagem para possível marciano

A sonda especial Phoenix, que pousou no solo de Marte no último domingo, levou um mini-DVD entre os seus equipamentos, contendo diversas informações sobre a Terra caso se descubra que o planeta vermelho é capaz de abrigar formas de vida, informou a Nasa, a agência especial americana.

O mini-DVD da Sociedade Planetária, exposto no deque externo da nave, a cerca de 91 cm do solo terrestre, contém uma mensagem para um possível explorador marciano, histórias de ficção científica, obras de arte inspiradas em Marte e os nomes de milhares de habitantes do planeta Terra.

A Phoenix pousou no extremo norte de Marte depois de viajar mais de 680 milhões de km, com o principal objetivo de explorar o solo marciano para detectar possíveis depósitos de gelo e descobrir se existem formas de vida. A sonda irá iniciar sua missão de três meses nos próximos dias.

A nave irá usar um braço mecânico para verificar as camadas abaixo do solo. Segundo a Nasa, satélites que circundam Marte já observaram a superfície do planeta em detalhes e encontraram sinais de que há água congelada cerca de 10 cm abaixo da terra.

O mini-DVD (à esq., ao lado da bandeira dos EUA) contém uma mensagem e informações sobre a Terra
O mini-DVD (à esq., ao lado da bandeira dos EUA) contém uma mensagem e informações sobre a Terra

Nenhum comentário: