quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nasa começa contagem regressiva para missão da Discovery

A Nasa iniciou hoje a conta regressiva para a partida, no sábado, da nave "Discovery" em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) em uma nova missão, chamada de STS-124, que durará 14 dias e incluirá três caminhadas espaciais.

O objetivo principal da missão será instalar a segunda parte do laboratório japonês Kibo na estrutura principal do complexo espacial internacional, que viaja em uma órbita a quase 400 quilômetros da superfície terrestre.

No entanto, será necessária uma terceira viagem para terminar de montar o último módulo deste laboratório, a maior contribuição japonesa à ISS e que "permitirá elevar a capacidade de pesquisa científica da estação espacial", segundo a Nasa.

A agência espacial transmitiu hoje ao vivo em seu canal de televisão os últimos testes técnicos antes do lançamento da "Discovery" no sábado, e mostraram imagens da segunda peça do Kibo.

A nave também levará uma peça para regular o único vaso sanitário da estação - localizado na zona russa da ISS - que estragou há meses e causou problemas para os técnicos da Nasa e para os ocupantes da estação.

A "Discovery" foi instalada no fim de semana passado na plataforma 39 do Centro espacial Kennedy que a Nasa tem em Cabo Canaveral.

Para lá foram os sete tripulantes para a preparação final.

A tripulação será composta pelos astronautas Greg Chamitoff - substituto do engenheiro Garret Reisman, que encerrou sua missão de três meses a bordo -, Mark Kelly (comandante), Ken Ham (piloto), Karen Nyberg, Ron Garan, Mike Fossum, e Akihiko Hoshide, da Agência Aeroespacial do Japão.

Nenhum comentário: