segunda-feira, 19 de maio de 2008

Robô-escavador deve pousar domingo em Marte

Há muita expectativa para a aterrissagem do robô-escavador Phoenix no solo de Marte no domingo. Segundo a agência AP, antes do robô conseguir escavar o solo, ele precisa sobreviver ao mergulho na atmosfera de Marte. Com exceção dos veículos exploradores que pousarem no planeta em 2004, mais da metade das tentativas mundiais de pousar em marte fracassaram.

A missão vai durar 90 dias e explorará uma região onde se imagina encontrar um depósito de gelo abaixo da superfície. A Phoenix não tem ferramentas para detectar sinais de vida alienígena.

Entretanto, ela vai estudar se o gelo já derreteu alguma vez e buscar traços de componentes orgânicos na camada de terra congelada para determinar se é possível que tenha surgido alguma forma de vida no local.

A principal ferramenta da espaçonave Phoenix é um braço de alumínio e titânio de 2,4 m. Uma vez que houver gelo exposto - que se imagina estar a menos de um metro de profundidade ¿ o veículo vai usar uma furadeira para quebrá-lo.

"Será um canteiro de obras", disse um dos líderes da missão, Ray Arvidson da Universidade de Washington em Saint Louis. Ele prevê que o gelo será "duro como uma calçada".

Robô tem um braço de titânio e alumínio para escavar
Robô tem um braço de titânio e alumínio para escavar

Nenhum comentário: