quinta-feira, 29 de maio de 2008

Nave "Discovery" será lançada sábado rumo à ISS

As autoridades da Nasa informaram hoje que está tudo pronto para a decolagem da nave "Discovery" no sábado, que levará um laboratório de pesquisa japonês à Estação Espacial Internacional (ISS).

Durante a missão, de 14 dias, os sete tripulantes da "Discovery", liderados por Mark Kelly, devem instalar na estação o laboratório de pesquisa, batizado de "Kibo", informou hoje a agência espacial americana.

A decolagem está prevista para as 18h02 (horário de Brasília) do centro espacial Kennedy em Cabo Canaveral (Flórida) e "definitivamente teremos bom tempo", disse hoje aos jornalistas Kathy Winters, da meteorologista da Força Aérea e encarregada da previsão do tempo da "Discovery".

É a terceira viagem espacial da Nasa deste ano, e a segunda dentre as três previstas para a entrega de diversas partes que formam o extenso laboratório "Kibo", que em japonês significa "esperança".

A estação, que custou aproximadamente US$ 100 bilhões, é um projeto internacional do qual participam 16 nações, e já conta com componentes da Rússia, dos Estados Unidos, do Canadá e da União Européia (UE).

"Todos os nossos sistemas estão em ordem, a conta regressiva já está em andamento e não temos verificado nenhum problema", disse Charlie Blackwell-Thompson, diretor de testes da Nasa.

Nenhum comentário: