sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Astrônomos defendem no Rio direito ao céu com estrelas

A União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) encerrou nesta sexta-feira sua XXVII Assembleia Geral no Rio de Janeiro, onde aprovou uma resolução para a defesa do céu noturno e do direito de se desfrutar de uma noite com estrelas. Em comunicado, a IAU informou que os mais de 2,1 mil astrônomos procedentes de 80 países que participaram das duas semanas que durou a assembleia resolveram a favor do direito a que a não impeça ver as estrelas.

Durante a cerimônia de encerramento da assembleia, além disso, foram aprovados o plano estratégico "Astronomia para o mundo em desenvolvimento", e uma resolução a favor da presença da mulher na profissão. "A Astronomia para o mundo em desenvolvimento" é consequência da celebração este ano do "Dia Internacional da Astronomia", segundo afirmou a presidente do IAU, Catherine Cesarsky.

"A realização ultrapassou de longe todas as expectativas e foi uma experiência incrivelmente reconfortante que nunca esquecerei", disse Catherine. No encontro realizado, os astrônomos participantes aprovaram também a incorporação de Honduras, Vietnã, Costa Rica e Panamá como novos membros do organismo.

Fundada em 1919, a União Astronômica Internacional engloba mais de 10 mil astrônomos de todo o mundo e é a principal autoridade científica neste campo. A cada três anos celebra sua assembleia geral, reunião que em 2012 será em Pequim.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: