quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Satélite sul-coreano se perdeu por não atingir velocidade ideal

O satélite científico lançado nesta terça-feira pelo primeiro foguete espacial da Coreia do Sul não atingiu a velocidade necessária e por isso não entrou em órbita, informou nesta quarta o governo de Seul.

O Ministério da Educação sul-coreano disse que nenhum dos revestimentos que isolavam o satélite se separou a tempo, o que acrescentou um peso extra à última fase da missão que acabou o impedindo de chegar a orbitar, segundo a agência de notícias Yonhap. "A segunda fase do foguete não gerou o impulso necessário para manter o satélite em órbita pelo peso extra do revestimento", detalhou à imprensa o vice-ministro de Ciência e Tecnologia sul-coreano, Kim Jung-hyun.

O problema fez com que a estabilização e a navegação da última fase falhassem, o que modificou a trajetória do foguete e fez com que este liberasse o satélite a 387 quilômetros de altitude, em vez dos 302 quilômetros planejados.

A velocidade do satélite foi, então, para 6,6 quilômetros por segundo, abaixo dos 8 quilômetros por segundo necessários para entrar em órbita. Por isso, acredita-se que tenha caído em direção à Terra e se desintegrado na atmosfera.

No entanto, o Ministério sul-coreano ressaltou que as duas fases do foguete lançado ontem do centro espacial Naro, na província de Jeolla, na Coreia o Sul, se separaram com sucesso e no momento previsto.

Com o lançamento de seu primeiro foguete, o KSLV-1, fabricado com colaboração russa, a Coreia do Sul busca o início de um programa que a tornará a décima potência espacial do mundo, junto a outros países asiáticos como China, Japão e Índia.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: