segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ESA divulga imagens de incêndios nas Ilhas Canárias

A imagem permite distinguir uma fileira de fumaça que adentra no Oceano Atlântico  Foto: EFE
A imagem permite distinguir uma fileira de fumaça que adentra no Oceano Atlântico


A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta segunda-feira imagens de satélite das Ilhas Canárias (Espanha) "em chamas", nas quais é possível observar "uma grande nuvem de fumaça" provocada pelos dois incêndios florestais que afetaram La Palma no final de julho e início de agosto.

As imagens, capturadas pelo satélite Envisat, permitem distinguir uma extensa fileira de fumaça que adentra no Oceano Atlântico a partir de La Palma, em direção oeste.

Os incêndios, que começaram em 31 de julho, devastaram cerca de 3 mil hectares e destruíram aproximadamente 50 casas. Durante três dias, cerca de 500 pessoas e 11 meios aéreos participaram dos trabalhos para combater o incêndio, que levou à evacuação de 4 mil moradores dos municípios de Mazo e Fuencaliente.

Os dois incêndios foram controlados na semana passada, em parte, graças à redução das temperaturas, à mudança da intensidade do vento e a algumas chuvas registradas na região.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: