domingo, 30 de agosto de 2009

China e EUA negociam cooperar no maior telescópio do mundo

Astrônomos da China e dos Estados Unidos se reuniram esta semana no país asiático para analisar uma possível cooperação para desenvolver o maior telescópio do mundo, o Thirty Meter Telescope (TMT), que está sendo construído atualmente na Califórnia, informou a imprensa oficial chinesa.

O presidente do Instituto Tecnológico da Califórnia, que desenvolve o aparelho, Jen-Lou Chameau, se reuniu com cientistas chineses para falar sobre uma futura colaboração, tanto financeira quanto tecnológica, destacou a agência chinesa "Xinhua".

O TMT "é um grande passo adiante que definirá o futuro da astronomia e da astrofísica para os próximos 60 ou 70 anos, por isso, é preciso envolver nele uma boa parte da comunidade internacional", destacou Chameau à "Xinhua".

Países como Japão e Canadá já prometeram ajuda financeira ao projeto, do qual também participa a Universidade da Califórnia e que requer um investimento estimado em US$ 1 bilhão.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: