quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Imagens de satélite mostram estragos causados por tufão

Fotos de satélite divulgadas ontem em Taiwan mostraram os estragos causados pelo tufão Morakot no país. Uma combinação de duas imagens - obtidas em 8 de dezembro de 2008 e 11 de agosto de 2009 - indicam a diferença do leito do rio Tamali, que corta o condado de Taitung, após as chuvas torrenciais que atingiram a região.

Segundo informações do Centro de Pesquisas Espaciais da Universidade Central de Taiwan, um afluente do Tamali teve seu leito expandido em cerca de 800 m após subir mais de 10 m do seu nível original. Perto da região fotografa pelo satélite fica a cidade de Jinfeng, uma das mais atingidas pelo tufão, segundo a agência Reuters.

Resgate
Hoje, o exército de Taiwan, em uma operação especial com mais de 20 helicópteros, resgatou 350 pessoas de aldeias que ficaram incomunicáveis após a passagem do tufão no distrito de Pingtung. As aldeias atingidas são Jiamu, Dawu, Ali e Yila, na comarca de Wutai, e Dewun, na região de Sandimen, segundo comunicado do governo.

Todas ficaram isoladas pelos danos em pontes e estradas que as uniam ao resto de Taiwan, devido às inundações e deslizamentos de terras provocados pelo tufão. A região de Wutai tem população total de 600 pessoas e mais da metade já foi resgatada por helicópteros, disse o governo local. No entanto, o mau tempo ainda atrapalha as operações de resgate.

Imagens de satélite mostram a mudança do leito do rio Tamali perto da cidade de Jinfeng, em Taiwan

Imagens de satélite mostram a mudança do leito do rio Tamali perto da cidade de Jinfeng, em Taiwan

Redação Terra

Nenhum comentário: