sábado, 29 de agosto de 2009

Índia perde contato com sonda lunar "Chandrayaan-1"

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) perdeu hoje o contato por rádio com a sonda lunar "Chandrayaan-1", lançada em outubro do ano passado da baía de Bengala para traçar um mapa tridimensional da lua e estudar seus minerais.

"Perdemos a comunicação com a nave no início do sábado. As tentativas de restabelecer contato foram inúteis. A missão pode ser dada por perdida", disse o diretor da agência espacial, S. Satish, citado pela agência "Ians".

Satish disse que a antena da "Chandrayaan-1" parou de funcionar e que os cientistas do ISRO, com sede na cidade indiana de Bangalore, não conseguem estabelecer contato nem obter resposta.

"Talvez tenhamos que abandonar a nave se não formos capazes de estabelecer contato por rádio de novo. Continuará em órbita ao redor da lua a 200 quilômetros. Se não for controlada, pode cair contra a superfície lunar", acrescentou Satish.

Horas antes das declarações do diretor da ISRO, um comunicado da organização espacial, divulgado pela agência indiana "Ians", informou que o último contato com a sonda foi estabelecido às 1h30 local (17h de Brasília da sexta-feira) e os últimos dados foram recebidos uma hora antes.

Os cientistas estão revisando os dados telemétricos para determinar o estado dos subssistemas da nave.

"A nave espacial completou 312 dias em órbita, realizou 3,4 mil órbitas ao redor da lua e ofereceu um amplo volume de dados de sofisticados sensores", assegurou a ISRO na nota, na qual acrescentou que se cumpriu a maioria dos objetivos para os quais foi lançada.

"Em termos simples, a nave espacial ficou muda. Não pode falar", disse à agência "PTI" uma fonte do ISRO que não pediu para não ser identificada.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: