terça-feira, 25 de agosto de 2009

Satélite sul-coreano não entrou em órbita prevista

O primeiro foguete espacial sul-coreano decolou nesta terça-feira do centro espacial de Goheung, 475 km ao sul de Seul, mas fracassou em sua missão de colocar em órbita o satélite de pesquisa que transporta, informaram dirigentes sul-coreanos.

As imagens da televisão mostraram o primeiro módulo do lançador KSLV-1 (Korea Space Launch Vehicle-1) se soltando do segundo menos de cinco minutos depois do lançamento do foguete às 17h00 (5h00 de Brasília).

O foguete depois colocou em órbita um satélite científico de 100 kg de fabricação sul-coreana, anunciou o diretor do instituto coreano de pesquisa aeroespacial, Lee Joo-jin. Mas o artefato não entrou na órbita prevista, impedindo a comunicação com as equipes de controle em terra.

"Todos os aspectos do lançamento foram normais, mas o satélite foi além da órbita prevista e alcançou uma altitude de 360 km", declarou Ahn Byong-man, ministro da Ciência e Tecnologia.

O lançamento do KSLV-1, que inicialmente devia ter acontecido na semana passada, foi cancelado por problemas nos computadores.

A Coreia do Sul já lançou 10 satélites, todos colocados em órbia por foguetes estrangeiros.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: