terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alerta falso de incêndio assusta astronautas da ISS

Os 12 astronautas  concedem entrevista antes da nave Atlantis se desprender da Estação Espacial Internacional Foto: AP

Alerta falso ocorreu no laboratório japonês Kibo, ligado à ISS, mas uma rápida investigação comprovou que não havia nada

Um alerta falso de incêndio no laboratório japonês Kibo, que é parte da Estação Espacial Internacional, assustou nesta terça-feira os 12 astronautas a bordo da própria ISS e da nave Atlantis. A Nasa, agência espacial americana, informou que o alarme soou às 10h (horário de Brasília) e que uma rápida investigação comprovou que, na verdade, não havia incêndio.

É a terceira vez que um alerta de incêndio soa durante a atual missão da nave Atlantis. As outras duas se originaram no novo módulo russo de pesquisa Poisk. "As operações de transferência de equipamentos e provisões a bordo do complexo podem ter agitado partículas de pó que ativaram os sensores de alarme da estação", explica a Nasa, que destacou que "as operações já retornaram à normalidade".

A ISS, um projeto de US$ 100 bilhões no qual participam 16 nações, e o Atlantis, que está acoplado a ela, orbitam a mais de 27 mil km/h a cerca de 385 km da Terra.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: