terça-feira, 24 de novembro de 2009

Foguete russo é lançado com satélite de comunicação europeu

O foguete russo Proton-M, com o satélite de comunicação europeu Eutelsat-W7, foi lançado nesta terça-feira com sucesso ao espaço, da base de Baikonur, no Cazaquistão, informaram fontes oficiais. "O lançamento aconteceu às 17h19 de Moscou (12h19, no horário de Brasília).

"A entrada em órbita aconteceu conforme o programado", declarou à agência russa Interfax o porta-voz do Centro Espacial Jruniche. Inicialmente, o lançamento do satélite europeu estava previsto para ontem, mas foi adiado por não ter recebido o sinal verde das autoridades cazaques.

As autoridades do Cazaquistão, país do qual a Rússia aluga a base de Baikonur, explicaram o atraso porque não tinham acordado com o centro a hora do lançamento nem os parâmetros exatos do voo do foguete. O Eutelsat-W7, com uma massa de 5,6 t e projetado para uma vida útil de 15 anos, pertence à operadora francesa de comunicação por satélite Eutelsat.


EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: