segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nasa realiza últimos preparativos para lançamento da Atlantis

A nave espacial Atlantis está pronta para o lançamento, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida Foto: Nasa/Divulgação

Técnicos preparam nave espacial Atlantis para o lançamento, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida

Técnicos da agência espacial americana (Nasa) realizaram com sucesso o abastecimento do tanque externo do ônibus espacial Atlantis. Em uma operação que durou oito horas, o tanque de 14 andares de altura foi carregado com cerca de 535 mil litros de hidrogênio e oxigênio líquidos que alimentarão os motores propulsores do ônibus durante o lançamento. As informações são da Nasa.

No início da tarde, a equipe de inspeção final realiza os últimos procedimentos para o lançamento do ônibus espacial e procura por sinais de resíduos ou acúmulo de gelo na nave enquanto a tripulação se prepara para a missão.

O lançamento da Atlantis está programado para 17h28 de Brasília e as condições meteorológicas são favoráveis em torno do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida. A nave e seis astronautas partirão para uma missão de 11 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

No domingo, foram armazenadas as bagagens pessoais dos astronautas junto com um assento adicional que acomodará o retorno à Terra de Nicole Scott, que permaneceu como engenheira de voo na ISS.

Nenhum comentário: