quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Desenvolvido raio paralisante como o de Jornada nas Estrelas

Os nematoides, organismos microscópicos e translúcidos, podem ser paralisados quando expostos aos raios ultravioleta Foto: TGDaily/Geek/Divulgação

Os nematoides, organismos microscópicos e translúcidos, podem ser paralisados quando expostos aos raios ultravioleta

Pesquisadores do Canadá desenvolveram uma maneira de paralisar nematoides, organismos microscópicos e translúcidos, quando colocados sob feixes de luz ultravioleta. A exposição à luz normal permite que os seres voltem a ter movimento - conceito semelhante aos efeitos dos phasers, uma arma paralisante da série televisiva 'Jornada nas Estrelas' ('Star Trek', em inglês).

Segundo o site TGDaily, a estrutura molecular dos organismos pode ser controlada pela luz. Os animais permanecem paralisados, mesmo depois que a luz ultravioleta é desligada. Mas, sendo um sistema reversível, quando expostos à luz normal, os organismos "despertam" e voltam a se movimentar. É a primeira vez que a técnica de comutação por luz é usada em um ser vivo.

O relatório dos cientistas descreve o desenvolvimento bem sucedido de uma espécie de interruptor constituído basicamente por dithienylethene, um composto orgânico sensível à luz. Os nematoides, vermes do tamanho da cabeça de um prego, foram então alimentados com dithienylethene. Quando expostos à luz ultravioleta, ficaram azuis e paralisados. Quando sob luz visível, o dithienylethene se tornou incolor novamente, dando fim à paralisia.

Alguns indivíduos morreram no processo, enquanto muitos outros continuaram indefinidamente no ciclo paralisia-movimento. Ainda não há um consenso dos pesquisadores sobre as causas reais da paralisação, mas o estudo demonstra que a comutação por luz pode ter aplicações medicinais, terapias fotodinâmicas, luta contra as drogas ou para fins de pesquisas.

O estudo completo por ser adquirido por US$ 30 em uma licença de 48 horas de acesso, por meio do endereço eletrônico bit.ly/2TKzbb.

Geek
Geek

Nenhum comentário: