sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Nasa começa contagem regressiva para lançamento da Atlantis

A Nasa iniciou nesta sexta-feira a contagem regressiva para o lançamento da nave espacial Atlantis que, com seis astronautas a bordo, deve iniciar na segunda-feira uma missão de 11 dias. A contagem regressiva começou às 18h no horário local (16h de Brasília) de hoje e o lançamento está programado para as 19h28 local (17h28h de Brasília) de segunda-feira.

Os diretores da missão, em entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, revelaram que a nave, os tripulantes e a carga que será levada à Estação Espacial Internacional (ISS), estão prontos para a missão. O diretor de Provas da Nasa, Charlie Blackwell-Thompson, informou que todos os trabalhos foram concluídos conforme o cronograma para a 31ª missão do Atlantis, que levará um tripulante e outras equipes à estação que orbita a 385 km da Terra.

O diretor de Carga da missão, Scott Higginbotham, disse que o processamento da carga foi difícil e uma "corrida contra o relógio" para sua equipe, "mas hoje todos estamos sorridentes porque alcançamos o objetivo e sobrevivemos". A meteorologista da Nasa, Kathy Winters, informou que a previsão é propícia para o dia do lançamento para a carga dos combustíveis no tanque exterior do Atlantis.

"A esta hora há só 10% de probabilidade de as condições meteorológicas interfirirem no lançamento de segunda-feira", disse Winters.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: