sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ônibus espacial Atlantis aterrissa com sucesso nos EUA

A nave Atlantis pousa com sucesso no Centro Espacial Kennedy Foto: AFP

A aterrissagem ocorreu às 12h42 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida

A nave Atlantis pousou com sucesso nesta sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos). A aterrissagem ocorreu às 12h42 (horário de Brasília).

Antes de ingressar na atmosfera terrestre, o ônibus espacial acendeu por quatro minutos seus motores quando sobrevoava a Indonésia para diminuir a velocidade para 320 km/h. A agência informou que a manobra para tirar a nave e seus sete tripulantes da órbita, a 385 km da Terra, começou às 11h34 de Brasília.

A missão STS-129, comandada por Charles Hobaugh, também contou com a participação dos astronautas Mike Foreman, Leland Melvin, Robert Satcher, Randy Bresnik e o piloto Barry Wilmore. Foi a primeira viagem ao espaço destes três últimos. Bresnik, Foreman e Satcher realizaram três caminhadas espaciais para instalar duas plataformas e deixar tudo pronto para a próxima missão, durante a qual o último módulo dos EUA na ISS será instalado.

A missão também trouxe de volta a astronauta Nicole Scott, engenheira de voo na ISS. A Nasa pretende encerrar no próximo ano o programa de ônibus espaciais, lançado há 30 anos, em função de preocupações de longa data com a segurança e os custos ligados à manutenção e os voos do Atlantis e dos outros dois ônibus espaciais, Discovery e Endeavour.

O Atlantis viajou carregado com cerca de 13.610 kg de equipamentos. É um volume grande demais para ser transportado pelas naves de carga russas, europeias e japonesas que vão manter a estação abastecida de alimentos, combustível e outros suprimentos depois de os ônibus espaciais saírem de linha.

Com informações da agência EFE e Reuters

Nenhum comentário: