quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nave Atlantis se desacopla com sucesso da ISS

O ônibus espacial desacoplou da ISS às 7h53 de Brasília Foto: Nasa/Divulgação

O ônibus espacial desacoplou da ISS às 7h53 de Brasília

O ônibus espacial Atlantis se desacoplou nesta quarta com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) e começou seu voo autônomo, informou a agência espacial russa Roscosmos, em seu site.

O desacoplamento aconteceu às 7h53 de Brasília e a aterrissagem da nave está prevista para sexta-feira às 12h44 de Brasília no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida).

O Atlantis, com uma carga de mais de 12 toneladas, foi lançado no último dia 16 à plataforma orbital a partor da base de Cabo Canaveral, e se acoplou à ISS dois dias depois.

Os seis tripulantes do Atlantis, comandado por Charles Hobaugh, e do qual também participam o piloto Barry Wilmore e os especialistas de missão Leland Melvin, Mike Foreman, Robert Satcher e Randy Bresnik, voltarão à Terra com a especialista Nicole Stott, que ficou quase três meses na ISS.

Este é o quinto e último voo da Nasa (agência espacial americana) do ano e o penúltimo do Atlantis, antes que a instituição retire as naves, no próximo ano.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: