quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ônibus espacial Atlantis completa acoplamento à ISS

O comandante Charlie Hobaugh e o piloto Barry Wilmore lideraram a manobra de acoplamento da nave Foto: Reuters

O comandante Charlie Hobaugh e o piloto Barry Wilmore lideraram a manobra de acoplamento da nave

A tripulação do ônibus espacial Atlantis completou nesta quarta-feira com sucesso as manobras de acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), aonde chegaram com 12,371 mil kg de provisões.

O comandante Charlie Hobaugh e o piloto Barry Wilmore, que iniciaram as manobras às 12h05 de Brasília, aproximaram o ônibus espacial em modo manual no último trecho, para alinhar os sistemas de acoplamento, e concluíram a operação com sucesso às 14h51 de Brasília, dois minutos antes do previsto.

As duas naves espaciais voavam a 354 km da Terra sobre a Austrália no momento em que se acoplaram. "Vamos invadir sua festa" disse o comandante Hobaugh por rádio à tripulação da Estação Espacial quando o Atlantis estava se aproximando. "Queremos vê-los", respondeu Jeff Williams, astronauta da ISS.

Após uma série de operações de controle, que devem durar ao redor de duas horas, as escotilhas entre os dois veículos se abrirão e as duas tripulações iniciarão as operações conjuntas. Em seguida, a engenheira Nicole Stott, que ficou três meses na estação espacial, se unirá à tripulação do Atlantis, com quem voltará para a Terra em 27 de novembro.

A tripulação da missão STS-129, que ficará em órbita por 11 dias, é completada por Leland Melvin, Randy Bresnik, Mike Foreman e Robert Satcher. A ISS, que orbita a cerca de 360 km da Terra, é um projeto internacional com a participação de 16 países, entre eles o Brasil. Este é o quinto e último voo da Nasa em 2009 e o penúltimo do Atlantis antes de a agência espacial americana suspender as atividades de seus ônibus espaciais, o que acontecerá no ano que vem.

As naves restantes, Discovery e Endeavour, serão substituídas em 2015 pelas Orion, desenhadas também para viajar à Lua e ampliar o alcance das viagens espaciais.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: