quinta-feira, 14 de julho de 2011

Astronauta veterano da Nasa passa para setor privado

O astronauta veterano Steve Lindsey, que tem mais de 1,5 mil horas de voo no espaço, vai sair da agência espacial americana para fazer parte da indústria aeroespacial, informou nesta quinta-feira a Nasa em nota oficial. Lindsey, coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos, participou de cinco missões espaciais e foi chefe do departamento de astronautas de setembro de 2006 a outubro de 2009.

O programa das aeronaves chegou ao fim e a tripulação tem anunciado nos últimos meses os novos projetos pessoais. A Nasa informou que amanhã será o último dia de Lindsey no centro espacial Johnson, em Houston (Texas), e avaliou seus 15 anos de serviço. "Steve é líder nato e foi um grande exemplo entre os astronautas", assinalou em comunicado Peggy Whitson, chefe do escritório de astronautas em Houston.

"Sua personalidade tranquila e sua autoconfiança foram algo muito valioso não só para sua tripulação nas missões espaciais, como em nosso escritório", acrescentou Peggy, dizendo que a próxima equipe que trabalhar com Lindsey será "privilegiada".

Como chefe do escritório de astronautas, Lindsey foi responsável pela seleção das tripulações e pelo treinamento, provas de voo e operações de apoio a programa de aeronaves e da Estação Espacial Internacional (ISS). Lindsey comandou as missões STS-133, em fevereiro de 2011; STS-121, em 2006, e a STS-104, em 2001. Além disso, foi piloto na STS-95, em 1998, e na STS-87, em 1997. Apresentou-se como candidato na Nasa em 1994 e passou a fazer parte do corpo de astronautas em 1996.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: