domingo, 10 de julho de 2011

Ônibus espacial Atlantis acopla-se pela última vez à ISS

O acoplamento ocorreu sem contratempos às 12h07 (de Brasília), um minuto depois do previsto. Foto: Reuters

O acoplamento ocorreu sem contratempos às 12h07 (de Brasília), um minuto depois do previsto
Foto: Reuters

A nave Atlantis, que faz sua última viagem com quatro astronautas a bordo, acoplou-se neste domingo com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em uma última missão de 12 dias que encerrará a era das naves espaciais. O acoplamento ocorreu sem contratempos às 12h07 (de Brasília), um minuto depois do previsto, após uma precisa manobra de aproximação. O procedimento foi concluído quando ambas as naves voavam a 386 km sobre a costa leste da Nova Zelândia, segundo informou a Nasa (agência espacial americana).

Dois dias após sua decolagem do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral (Flórida), a Atlantis se tornou a 37ª nave a se acoplar à ISS. A tripulação do Atlantis espera agora sua cerimônia de boas-vindas ao complexo espacial internacional, que começará quando as comportas da ISS se abrirem às 14h16 (de Brasília). Durante pouco mais de uma semana, os quatro astronautas da nave conviverão com os três que habitam permanentemente a estação.

Com sua chegada, o laboratório do complexo espacial iniciará um experimento para desenvolver vacinas contra doenças gastrointestinais, como a provocada pela salmonela, com o fim de investigar o comportamento destas bactérias em condições de microgravidade. Além disso, a Atlantis leva o módulo multiuso Raffaello, que transporta provisões e peças de reposição suficientes para manter as operações da estação após as naves deixarem de ser utilizadas. Por fim, transporta o experimento Robotic Refueling Mission (RRM), projetado para testar ferramentas, tecnologias e técnicas necessárias para reabastecer mecanicamente os satélites no espaço.

À frente da histórica missão estão o comandante Chris Ferguson, capitão da Marinha americana retirado, que faz sua terceira viagem, e o piloto Dough Hurley, coronel do corpo de Infantaria da Marinha, que tem mais de 4 mil horas de voo em 25 tipos de aeronaves e será a segunda vez que viaja ao espaço. Completam a tripulação os especialistas de missão Sandra Magnus, engenheira, que participou de três operações espaciais, e Rex Walheim, coronel retirado das Forças Aéreas, que já realizou cinco caminhadas espaciais.

A Atlantis, a quarta nave da frota da Nasa, fez 32 voos espaciais em seus 26 anos de atividades, nos quais passou mais de 293 dias no espaço e percorreu 194.168.330 quilômetros.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: