sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ônibus espacial é lançado para missão final nos EUA

O ônibus espacial americano Atlantis, com quatro astronautas a bordo, foi lançado nesta sexta-feira para sua última missão com equipamentos e mantimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS). Com céu nublado, assistida por quase 1 milhão de espectadores em frente ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a nave ligou os motores às 12h29 (horário de Brasília) e iniciou a viagem de 13 dias que marca o fim da era dos ônibus espaciais da Nasa.

O lançamento ocorreu com quase quatro minutos de atraso, mas foi considerado um sucesso. O relógio da contagem regressiva parou apenas 31 segundos antes da hora de decolagem prevista e voltou a andar dois minutos depois, para uma última verificação dos motores. A nave deve chegar à ISS na manhã de domingo. Além de entregar alimentos e roupas à ISS, a tripulação do Atlantis testará novos equipamentos, como um sistema de abastecimento mecânico dos satélites no espaço e uma ferramenta de logística.

O Atlantis é o quarto ônibus espacial construído pelos Estados Unidos. Ele teve seu batismo espacial no dia 3 de outubro de 1985 e, ao regressar à Terra, terá realizado 33 voos. A nave foi responsável pelo lançamento da sonda Galileu ao planeta Júpiter em 1989 e também foi a primeira em acoplar-se à estação espacial russa Mir.

O lançamento do ônibus espacial foi ameaçado pelo mau tempo e, até poucas horas antes da decolagem, havia 70% de chance de que o tempo impedisse o evento. Mas o Atlantis decolou com sucesso apesar do dia nublado. Técnicos em meteorologia ainda analisarão se as condições eram realmente apropriadas.

Com informações de agências internacionais.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5230061-EI301,00-Onibus+espacial+e+lancado+para+missao+final+nos+EUA.html#tphotos

Terra

Nenhum comentário: