terça-feira, 19 de julho de 2011

Nave Atlantis se desacopla da ISS e inicia retorno à Terra

Reprodução da Nasa TV mostra o ônibus espacial Atlantis passando perto de um painel solar após se desacoplar da ISS. Foto: AP

Reprodução da Nasa TV mostra o ônibus espacial Atlantis passando perto de um painel solar após se desacoplar da ISS
Foto: AP

A Atlantis se desacoplou com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira, anunciou a Nasa, agência aspacial americana. A nave já iniciou a manobra para voltar à Terra, com data de chegada prevista para quinta-feira, o que colocará fim à era dos ônibus espaciais.

A última partida da nave da ISS ocorreu às 6h28 (GMT), como estava previsto. Poucos minutos depois, uma campainha soou a bordo da ISS para saudar a partida da Atlantis, imitando uma tradição da Marinha. "A Atlantis parte da ISS pela última vez", afirmou em seguida o norte-americano Ronald Garan, um dos astronautas da tripulação permanente atual da ISS.

"Obrigado por ter concluído a 37ª missão de construção da ISS, este extraordinário laboratório orbital", acrescentou, antes de desejar à Atlantis "boa viagem". Desta forma, a Atlantis terminou uma missão de quase oito dias de aprovisionamento na estação, onde estava acoplada desde 10 de julho, após seu lançamento dois dias antes da Flórida.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: