sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nasa lacra portas da nave Atlantis: astronautas estão a bordo

Duas horas do momento previsto para o lançamento, a nave Atlantis foi selada, com toda a tripulação a bordo, e as portas não serão mais abertas até a decolagem. Até agora, a Nasa cumpriu o cronograma pontualmente, e não houve nenhum problema técnico. O lançamento depende, agora, apenas das condições climáticas.

Centenas de milhares de pessoas estão desde a madrugada no Cabo Canaveral, local de lançamento da nave, para presenciar a partida do Atlantis que levará equipamentos e mantimentos à Estação Espacial Internacional (ISS). "Espera-se ao redor de 1 milhão de pessoas", disse Lisa Murtlend, porta-voz da Prefeitura de Titusville, cidade próxima ao Centro Espacial Kennedy.

Ontem, uma tempestade elétrica atrasou as inspeções finais da nave, e um raio caiu a apenas 1km de distância do Centro Espacial Kennedy. Hoje, a Nasa segue as preparações para o lançamento conforme o agendado. Caso se veja obrigada a adiar o evento, a Nasa teria uma janela de oportunidade no sábado, quando as oportunidades favoráveis seriam de 40%, e outra no domingo, quando aumentariam para 60%. Caso contrário o lançamento seria possível apenas em agosto.

Com informações da agência EFE.

Terra

Nenhum comentário: