quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atlantis tem 30% de probabilidade de decolar na sexta-feira

Uma nova deterioração das condições meteorológicas poderá atrasar a decolagem da Atlantis para a Estação Espacial Internacional (ISS), último lançamento de uma nave americana depois de três décadas de voos orbitais. "O tempo no momento não parece favorável para um lançamento", disse nesta quarta-feira Kathy Winters, meteorologista da base aérea de Cabo Canaveral, muito próxima do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde a Atlantis decolará.

A probabilidade de que haja condições favoráveis para a decolagem da Atlantis é agora de 30% frente aos 40% de terça-feira. São esperadas chuvas e tormentas isoladas para o momento do lançamento, programado para a sexta-feira às 10h26 de Brasília, em um raio de 37 km em torno do Centro Espacial Kennedy. As condições meteorológicas deverão melhorar paulatinamente durante o fim de semana, com uma probabilidade de 40% de haver condições favoráveis no sábado e 60% no domingo, disse a meteorologista.

A Atlantis está prestes a partir para uma viagem de 12 dias à Estação Espacial Internacional (ISS), que marca o último voo de uma nave espacial americana. A contagem regressiva para a partida começou oficialmente na terça-feira às 14h de Brasília, como previsto. Se as condições ruins impedirem o lançamento na sexta-feira, a Nasa poderá tentar novamente nos dois dias seguintes na medida em que as previsões meteorológicas forem mais favoráveis.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: