quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atlantis pousa com sucesso e encerra era dos ônibus espaciais

Atlantis pousa com sucesso. Foto: Nasa TV/Reprodução

Atlantis pousa com sucesso
Foto: Nasa TV/Reprodução

O Atlantis pousou com sucesso na manhã desta quinta-feira, informou a Nasa - a agência espacial americana. Após 13 dias de missão para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), a nave encerra a história dos ônibus espaciais.

O pouso ocorreu às 5h57. O Atlantis completou 200 voltas ao redor da Terra durante os 13 dias de missão. Foi o 25º pouso noturno, o 78º no centro espacial e o 133º de um ônibus espacial.

O comandante Chris Ferguson, o piloto Dough Hurley e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim compõem a tripulação da missão STS-135, que levou mais de 4 toneladas de provisões e equipes - incluindo mais de 1,1 toneladas de comida -, que ajudarão a manter a ISS operando no próximo ano.

A ISS continuará operando até 2020 mas serão as naves russas Soyuz que vão levar astronautas ao complexo orbital até que os Estados Unidos tenham uma nave de substituição, cujo desenvolvimento a Nasa (agência espacial americana) delegou ao setor privado.

Com informações da agência EFE.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5253140-EI301,00-Atlantis+pousa+com+sucesso+e+encerra+era+dos+onibus+espaciais.html#tphotos

Terra

Nenhum comentário: