quarta-feira, 4 de junho de 2008

Astronautas da ISS tentam consertar privada

Astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) aguardam pelo resultado do conserto da única privada da Estação, que havia parado de funcionar há duas semanas. O problema, no equipamento utilizado para a urina, fez com que os três astronautas que vivem na nave, um americano e dois russos, dessem descargas manuais com mais água que o normal várias vezes ao dia.

Segundo a agência AP, o ônibus espacial Discovery levou à ISS uma nova bomba d´água, para testar a privada, assim como o mais novo cômodo da estação, o laboratório japonês Kibo.

A tarefa de instalar a bomba d´água e mangueiras de 35 pound foi delegada a Oleg Kononenko, nesta quarta-feira pela manhã. calucla-se que o trabalho dure duas horas.

"Nós vamos ver pela tarde se vai funcionar ou se precisaremos encontrar outra solução", disse Emily Nelson, membro da diretoria da ISS.

Além de consertar a privada, as equipes do ônibus espaxcial e da ISS devem fazer conexões de energia, dados, ar e água no recém-instalado Kibo. O astronauta japonês Akihiko Hoshide instalou o laboratório de 37-foot na terça-feira. O módulo será ligado pela primeira vez nesta quarta-feira.

ISS pode ser evacuada se não funcionar conserto do banheiro
ISS pode ser evacuada se não funcionar conserto do banheiro

Nenhum comentário: