terça-feira, 24 de junho de 2008

Buracos negros se alimentam todos da mesma forma

Um novo estudo, usando dados do observatório Chandra e telescópios terrestres combinados com modelos teóricos detalhados, mostra que o buraco negro supermassivo na galáxia M81 se alimenta como os buracos negros de massa estelar, com massas de apenas aproximadamente dez vezes a do Sol.

Esta descoberta corrobora a teoria da relatividade de Einstein, que afirma que buracos negros de todos os tamanhos têm propriedades similares. O buraco negro da galáxia espiral M81 é cerca de 70 milhões de vezes mais massivo que nosso Sol.

Ele puxa gás da região central da galáxia para dentro de si em alta velocidade. Já os buracos negros de massa estelar puxam gás de uma estrela companheira de órbita.

Segundo o site Space.com, nos dois casos, quando eles se alimentam, o material entra em espiral e superaquece, lançando raios-X e outras formas de radiação.

A imagem combina raios-X do Observatório Chandra, em azul, dados ópticos do Hubble, infravermelho do Spitzer e dados de ultravioleta do GALEX. A galáxia M81 está a aproximadamente 12 milhões de anos-luz da Terra.

Buraco negro da galáxia M81 é cerca de 70 milhões de vezes mais massivo que nosso Sol
Buraco negro da galáxia M81 é cerca de 70 milhões de vezes mais massivo que nosso Sol

Nenhum comentário: