sexta-feira, 20 de junho de 2008

Nasa acredita ter encontrado provas de presença de gelo em Marte

Pedaços de material brilhante, do tamanho de dados, fotografados há quatro dias em Marte pela sonda "Phoenix", desapareceram e isto convenceu os cientistas de que se tratava de gelo, revelou hoje a agência espacial americana.

O material tinha ficado exposto em uma pequena fundação escavada pela sonda "Phoenix".

A agência espacial oferecerá uma conferência às 14h (horário de Brasília) de hoje para apresentar as novidades mais recentes da missão.

"Estes pequenos pedaços de material desapareceram completamente em poucos dias, e isto é uma prova perfeita de que se trata de gelo", disse o cientista Peter Smith, da Universidade do Arizona, uma instituição que participa da missão em Marte.

"Surgiram algumas dúvidas se esse material branco e brilhante poderia ser sal", acrescentou. Ele esclareceu que o sal não evapora assim.

A cápsula "Phoenix" explora a região ártica de Marte e usa um braço robótico para escavar mostras do solo que depois é submetido a análise.

O material ficou à vista no fundo de uma pequena fundação que o braço escavador da "Phoenix" alargou no dia 15 de junho, mas quando a câmera focou novamente a região ontem o que se percebe é que o gelo tinha desaparecido.

Enquanto isto, o braço da "Phoenix" encontrou uma superfície dura enquanto escavava outra fundação ontem e os cientistas acham que será descoberta também uma camada de gelo, afirmou a Nasa.

Nenhum comentário: