domingo, 1 de junho de 2008

Astronautas realizam inspeção no Discovery

Os astronautas do Discovery completaram uma inspeção da coberta térmica do ônibus espacial e se preparam para a acoplagem com a Estação Espacial Internacional (ISS) amanhã.

O Discovery, que leva um novo laboratório japonês e um suplente para a tripulação da ISS, deverá chegar à instalação orbital às 14h54 de segunda (em Brasília).

A inspeção só cobriu uma área da superfície da nave protegida com painéis térmicos já que, nesta oportunidade, o Discovery não leva um guindaste que permita uma revisão mais detalhada com raios laser.

A razão disto é que o módulo japonês Kibo é tão grande que o Discovery, lançado ontem do Centro Espacial Kennedy (sul da Flórida), não teve espaço para levar o instrumento de pesquisa.

Para a inspeção de hoje os sete tripulantes usaram uma câmera que fica na ponta do braço robótico da nave, de cerca de 15 metros de comprimento.

"Isto nos deu uma boa idéia da situação em que nos encontramos antes do acoplamento com a ISS", declarou o piloto Ken Ham. Antes que o ônibus espacial atraque na ISS, a nave realizará uma volta de 360 graus durante a qual os habitantes da estação orbital tirarão fotos de alta resolução da cobertura térmica do Discovery para detectar possíveis danos ocorridos durante o lançamento.

Esta manobra se tornou rotineira nas missões de ônibus espaciais após o desastre do Colúmbia em fevereiro de 2003, quando a nave explodiu matando seus sete tripulantes por causa de uma rachadura em sua cobertura térmica.

Nenhum comentário: