sábado, 27 de setembro de 2008

Astronauta chinês realiza caminhada espacial

O astronauta chinês Zhai Zhigang, de 41 anos e comandante-em-chefe da missão Shenzhou VII, saiu, neste sábado, do módulo orbital e começou a flutuar no espaço a 343 quilômetros da Terra, o que transforma a China no terceiro país capaz de realizar "passeios espaciais", após Estados Unidos e Rússia.

» Veja fotos da caiminhada espacial
» Vídeo: chinês faz caminhada espacial

Zhai e outro dos 3 astronautas a bordo da nave, Liu Boming, prepararam durante 15 horas o traje espacial "Feitian" ("Voador do Céu"), de tecnologia chinesa, com o qual o primeiro deles cruzou a porta do módulo e saiu pouco depois das 16h40 de Pequim (5h40 de Brasília).

Zhai demorou 15 minutos para abrir a comporta para o exterior, uma operação que lhe custou bastante esforço físico, e finalmente saiu ao espaço, olhou a uma câmara colocada fora do módulo e cumprimentou os milhões de chineses que estavam vendo o acontecimento ao vivo através da televisão estatal chinesa CFTV-4.

"Saudações ao povo chinês e ao mundo. O Partido e o povo vão cumprir a tarefa com sucesso", disse Zhai, piloto das Forças Aéreas chinesas, que passou 10 anos se formando para este histórico momento.

Posteriormente, a imagem do astronauta se perdeu e houve cerca de 2 minutos de silêncio no centro de controle, o que criou certa tensão entre os espectadores.

No entanto, finalmente a imagem retornou e Zhai reapareceu no espaço com uma bandeira nacional que tinha sido entregue a ele por Liu, que só saiu meio corpo ao exterior e usava um traje Orlan de tecnologia russa.

O passeio espacial durou 15 minutos, nele Zhai extraiu um lubrificante sólido que tinha sido colocado fora da nave (para analisar depois os efeitos de sua exposição ao exterior) e foi seguido atentamente pelo presidente da China, Hu Jintao, desde o Centro de Controle Espacial de Pequim.

O primeiro "passeio espacial" da história foi realizado pelo soviético Alexei Leonov, no dia 18 de março de 1965.

Milhões de chineses assistiram ao vivo ao passeio de Zhai Zhigang fora da nave
Milhões de chineses assistiram ao vivo ao passeio de Zhai Zhigang fora da nave

Nenhum comentário: