segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Nasa anuncia nova missão não tripulada para estudar atmosfera de Marte

A Nasa enviará uma missão robótica a Marte para recolher informação sobre a atmosfera do planeta, anunciou hoje a agência espacial americana.

A missão não tripulada, que se chamará "Maven" (Atmosfera de Marte e Evolução Volátil, em inglês), também fará um estudo da história atmosférica e da habitabilidade do planeta, disse a Nasa em comunicado.

Segundo Doug McCuistion, diretor do Programa de Prospecção de Marte, a missão que partirá no final de 2013 "proporcionará as primeiras medições diretas com o objetivo de responder a dúvidas científicas chave sobre a evolução do planeta".

A "Maven" chegará a Marte no segundo semestre de 2014 e usará seu sistema de propulsão para ingressar em uma órbita elíptica que oscilará entre os 150 quilômetros aos quase seis mil quilômetros do planeta.

A nave contará com oito instrumentos científicos e também será utilizada como enlace nas comunicações de outras missões robóticas que estejam na superfície do planeta, disse o comunicado.

Em seu passado remoto, a atmosfera marciana, muito mais densa que a atual, apoiou a existência de água em forma líquida na superfície e "Maven" fará medições sobre a perda desta, que oferecerão algumas pistas sobre a evolução do planeta, afirmou.

Segundo McCuistion, o virtual desaparecimento da atmosfera foi há muito tempo um mistério que os cientistas não puderam resolver e "''Maven'' nos ajudará a elucidá-lo".

O desenho da nave se baseará nos das sondas "Mars Reconnaissance Orbiter" e "Mars Odyssey", que estão operando em uma órbita em torno do planeta, disse a Nasa.

Nenhum comentário: