quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Terra transmite ao vivo lançamento de nave chinesa

O Terra, a maior empresa de Internet da América Latina, transmite ao vivo, nesta quinta-feira, a partir das 10h, o lançamento da nave espacial chinesa Shenzhou-VII, que realizará a terceira missão tripulada do País, em que um cosmonauta chinês entrará para a história ao fazer o primeiro "passeio espacial".

O lançamento ocorrerá às 10h05 (horário de Brasília) no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na província noroeste de Gansu.

Os três astronautas que embarcarão no foguete são Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng. Os três têm 42 anos, são pilotos do Exército de Libertação Popular (ELP), membros do Partido Comunista e fizeram parte da equipe de apoio da missão Shenzhou VI no ano passado, no qual dois astronautas viajaram pelo espaço durante cinco dias.

Quando o Shenzhou-VII entrar em órbita, o coronel do Exército Zhai Zhigang fará uma manobra de 40 minutos fora da nave durante a tarde de 26 ou 27 de setembro, com o objetivo de soltar um pequeno satélite que retransmitirá imagens de sua viagem ao espaço. Seu traje de astronauta, que custou quase 10 milhões de euros, foi confeccionado a partir de tecnologias russas.

A cápsula retornará à Terra em 28 de setembro e pousará no interior da Mongólia (norte). O vôo faz parte do ambicioso programa espacial chinês, no qual se inclui a prospecção da Lua.

Segurança
Equipes de resgate marítimo já estão preparadas para um possível salvamento no caso de a decolagem da nave falhar e os astronautas caírem em alto-mar. As equipes fizeram simulações de salvamento na foz do rio Yang Tsé (leste do país) e estão devidamente treinadas, informou o vice-ministro de Transporte chinês, Xu Zuyuan.

Um cosmonauta chinês entrará para a história ao fazer o primeiro
Um cosmonauta chinês entrará para a história ao fazer o primeiro "passeio espacial" na missão da nave Shenzhou-VII

Com agências internacionais

Nenhum comentário: